quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cultura

Eu sempre fui muito ligada à cultura. Muito mesmo, desde criança. Mas também, cresci ouvindo a Turma do Balão Mágico cantando com Djavan. E esse gosto por música e manifestações culturais sempre me acompanhou.
Na escola do Filhote, o SESI, todo ano tem apresentação cultural, justamente com o objetivo de não deixar as crianças se afastarem desse contato com a cultura, nessa época em que estão todos tão ligados a computadores, jogos, etc.
Apenas a educação infantil participa. Fazem uma dança com alguma cantiga de domínio popular, ou de grande conhecimento. Esse ano, a turminha do meu filho fez uma apresentação que me levou às lágrimas.
Ele não é de contar muito sobre o que faz na escola, o que me deixa 'pt' da vida. E ele não me contou dos ensaios. Só soube que teria uma apresentação porque a professora mandou recadinho na agenda pedindo roupa de pescador.
Tá, mandei calça jeans com as pernas dobradas, camiseta branca e chapéu de palha. Fui prá platéia do teatro ansiosa prá saber o que eu veria.
A turminha dele era a última, de seis salas. Qual não foi minha surpresa quando abriram-se as cortinas: as menininhas vestidas de sereias (liiindas!) e os meninos, atrás, de pescadores.
Começa a música:
"Perdi meu anel no mar...não pude mais encontrar..."
Pronto, ali mesmo já começou o choro. Era Bia Bedran!! A "Ciranda do Anel", uma das músicas que eu mais amava quando criança. E mais: em 1996 a então Vale do Rio Doce fez um evento num shopping da cidade sobre preservação, e eu consegui um bico prá trabalhar na recreação educativa com as crianças. Durante 3 dias, no final do evento, tinha show da Bia. No segundo dia, ela sumiu a poucos minutos da apresentação e me mandaram procurá-la. Encontrei-a na porta das Lojas Americanas atolada de sacolas. Ela: "menina, me ajuda aqui, comprei coisas demais!" E aí fui euzinha, carregar algumas sacolas para Bia Bedran.
Assisti a todas as apresentações junto com as ciranças, sentadinha no chão, participando, batendo palmas, aos então 20 anos de idade. Olhos atentos, lembro que nem piscava.
E aí anteontem meu filho, vestido de pescador, fazia carinha de indagação cantando: "quem sabe um pescador encontrou o meu anel e deu pro seu amor!"
Me acabei! E adorei também! Não sei dos meus leitores quem tem filhos, acho que só no Namolito da Mila. Pois olha, Namolito, mostra isso pro seu pequeno, viu? Encha os olhinhos dele com essas coisas boas, prá balancear tanta porcaria que é bombardeada diariamente pela tv nas nossas crianças. E quem mais ler isto aqui, siga o conselho!

2 comentários:

  1. ah, adoooooro a Bia Bedran! "Os meninos, as meninas, nos seus olhos tem a luz. Vagalumes que iluminam todos os cantos do mundo. Os teus sonhos não me conte, deixa que eu adivinho..."

    Quando eu era do coral (???) da escola, fiz uma apresentação no programa dela. ^^

    ResponderExcluir
  2. Caracaaaa Lô! Fico alguns dias longe do blog e sou recebido com esta ótima lembrança!! Adorei!

    ResponderExcluir

abriram a concha: