quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Loucura

Vira e mexe a gente lê no jornal reportagem de gente que nunca teve envolvimento com tráfico de drogas sendo presa. Não faz muito tempo uma mulher foi presa depois de uma denúncia de que ela escondia drogas em casa. Na verdade, ela "alugava" seu apartamento por R$1.000,00/semana (!) pros traficantes guardarem drogas lá. Ela era uma senhora de bem, mas tinha ficado viúva e desempregada, se desesperou (gente assim é prato fácil) e aceitou o "aluguel".
Ontem eu passei por uma situação que me fez ver bem de perto essa realidade. O bairro onde trabalho é um dos mais perigosos do ES. Eu tinha ido resolver um problema na CME e quando voltei à minha sala um homem me esperava. Perguntou se eu era a "Enfermeira Chefe". Falei que sim e ele disse que precisava de ajuda prá um amigo que estava passando mal. Pedi prá ver o cara e ele falou que o amigo não estava na unidade, estava 'num lugar por aí'. Ele queira que eu fosse ao tal 'lugar'. Expliquei que eu não podia me ausentar da unidade, mas que se ele me falasse o que o cara tinha e me passasse os dados dele, eu pedia uma ambulância imediatamente pra ele. Daí o sujeito respondeu que o amigo dele tinha uns 'problemas com o judiciário' e que não podia sair de casa. Mas que eles pagariam "dois mil real ou mais" prá que eu fosse até o cara. Saí pela tangente, falei que ele já tinha pagado meu salário quando pagou seus impostos (vai saber se pagou, mas eu tinha que ser muito gente boa com ele), que era ilegal eu cobrar, e que também era errado eu atender sem médico, afinal não poderia prescrever nada. Insisti prá me passar os dados prá remoção e ele saiu falando que ia pensar, nao sem antes insistir mais um pouco prá eu aceitar os dois mil.
Fechei a porta e fiquei uns 5 minutos pensando naquilo. Caramba! Não é que em algum momento eu tenha pensado em aceitar, mas dá prá imaginar? É muito tentador! Dois mil reais na mão, assim, só porque eles queriam. Quem não gostaria?
Nada justifica uma pessoa se envolver com essa gente. Mas se você pega uma pessoa mais fragilizada, desesperada, como a senhora que eu citei, gente, os caras fazem a festa em cima. É assim que se envolvem pessoas até então de bem nessa sujeira.
Porra, eu tô precisando de grana, mas não prá ir com não sei quem, prá não sei onde, ver sei lá o quê em sei lá quem que tá fugindo da justiça. Tenho um filho de 5 anos prá criar. Sou honesta, e jamais negaria assistência a ninguém, mas não me meteria com coisa errada também.
E fiquei de cara com a naturalidade do sujeito, que não devia nem ter 30 anos. E fiquei deveras chocada de como tá mais perto da gente do que imaginamos. Essa imundície toda está batendo à nossa porta.
Passei o dia passadinha que nem camisa na lavanderia...

3 comentários:

  1. Lô, querida, fiquei arrepiada agora com a tua história!!! Acredito que você fez o correto, sim... além do mais, além de tudo o que você falou, seu filho tem que ter um espelho na vida e basear-se em bons exemplos. Lá na frente, ele vai saber disso e se orgulhar da mãe que tem! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que ninguém tenha aceitado os 'dois mil real' e que o sujeito com 'problemas no judiciario' tenha morrido com muita dor. Menos um desnecessário no mundo. E eu espero que senhorinhas e outros 'desesperados' sejam, sim, presos por guardar drogas. Se ela sabia o que estava fazendo, quero mais que se foda. Desespero não é justificativa pra virar criminoso. Chega de condescendência, chega de passar a mão na cabeça de vagabundo. Muito necessitada essa velha que ganha mais de 7 salários mínimos por mês. Tsc.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e parabéns pra ti, Dona Lô. Nunca duvidei da sua integridade. :)

    ResponderExcluir

abriram a concha: