segunda-feira, 15 de março de 2010

(In)Justiça

Há um tempo atrás aconteceu um crime horrível no estacionamento de um restaurante super badalado na Praia de Camburi. Uma médica foi assassinada quando entrava em seu carro, junto com seu marido. A primeira suspeita era de assalto. Mas não demorou muito prá que a polícia chegasse até o marido dela como principal suspeito.

Foi descoberto que ele tinha uma amante, uma enfermeira (!), e chegaram até o executor do crime. Todos foram presos e aguardaram julgamento nessa condição. Eis que o julgamento foi essa semana, começou na terça e terminou no domingo de madrugada. Todas as provas apontavam para o marido, e o atirador que foi preso com a arma do crime. Pois vejam só: só a amante foi condenada a 16 anos de cadeia! O marido e o executor foram absolvidos.

Pelos argumentos que a imprensa divulgou - os jurados não falaram nada, mas sabe como é repórter - o que mais pesou foi o fato de a moça ser a amante do cara. Tipo, ela seria culpada porque o marido da mulher só quis sua morte por ter outra.

A meu ver, é puro preconceito, machismo mesmo. Me lembrei do filme "A Letra Escarlate" (lindo, por sinal), com Demi Moore, em que uma mulher do século XVI ou XVII, tida como viúva engravidou do reverendo da cidade durante seu luto. Ela foi humihada, presa, pariu na masmorra, e foi julgada e condenada à forca depois que seu marido reapareceu. O final do filme é bem feliz, afinal, isso é Hollywood, mas vale observar a história.

É como culpar a mulher pelo estupro, afinal, quem manda ser gostosa?

A sociedade mostrou um tremendo despreparo prá julgar essa questão. E mostrou o quanto ainda tem que se despir de velhos conceitos pré formados. Cara, evolução é um processo lento, verdade, mas tem que ser desejada para acontecer de fato.

Que fique claro que eu não defendo a moça, ela era cúmplice, tem sua parcela de culpa, e deve pagar. Mas como o executor comprovado é inocentado?? E o marido então, que foi quem levou  a esposa até o local? Como eles são inocentes?

Ou eu tô muito doida ou o mundo não anda girando certo...

6 comentários:

  1. Pois é Lô o mundo não anda girando no eixo mesmo... Agora sobre o filme, realmente é ótimo! Assisti ele tempos atrás, um daqueles filmes que você topa sem querer no meio da madrugada, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Justiça é uma piada... e esse é só um exemplo da regra geral. Provavelmente, o advogado da amante não era tão competente quanto o dos outros acusados.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, pasme: era uma equipe de advogados prá os três acusados.

    ResponderExcluir
  4. Junião, também adoro. Teve um tempo em que esse filme estava em cartaz na HBO, eu vigiava os horários da exibição prá assistir de novo!

    ResponderExcluir
  5. Eu ia dizer o que disse Namolito. Mas se era uma equipe, tá claro pra mim quem pagou mais e quem ficou de boi de piranha...

    ResponderExcluir
  6. Humm... Pode até ser, Mila, mas eu ainda acredito que houve aí uma 'condenação moral', entende?

    ResponderExcluir

abriram a concha: