terça-feira, 4 de maio de 2010

Suco de Clorofila?

Ser Enfermeira numa unidade regional de saúde é bravo. Atendemos a sete bairros com uma estrutura que não dá prá atender nem um. E prá completar, o colega da tarde foi transferido, e minha companheira passou para o turno vespertino, me deixando sozinha com a maior parte da demanda de trabalho, que é de manhã.
Povo querendo atendimento tem classificação. Tem os compreensivos, que sabem que o SUS é doente crônico e tentam entender o nosso lado; tem os irritados, que não podem esperar nem cinco minutos prá gente atender, nem quando estou chegando à unidade e nem vesti meu jaleco ainda; tem os grossos, que destratam a gente quando deviam enxergar nossa impotência diante da limitação de recursos. E tem os cara-de-pau, como dois que topei hoje.
O primeiro: consegui me levantar da cadeira às 9:15h, com a bexiga explodindo. Saí do banheiro prá outra funcionária também se aliviar enquanto podia e estava na frente da pia fechando o zíper da calça quando me entra um sujeito com cara de sonso: "A enfermeira chefe tá ai? Ei, quero falar com você!" Cara, respondi na lata: "Moço aqui é o banheiro, e é de mulher! Minha sala fica do outro lado, e tem uma placa escrito 'ENFERMAGEM'". Mereço?
O segundo foi um pai que chegou bem na hora em que eu estava almoçando com o filho que estava com um arranhão de cachorro na bunda. Quando foi avisando que eu estava comendo, lá da copa eu escutei a pérola: "E ela come?"
Não, tomo suco de clorofila e faço fotossíntese!!!
Tenha dó!

2 comentários:

  1. Ai, quanta grosseria desnecessária! Como professora, já escutei poucas e boas também, coisas de aluno dizendo-me: eu pago o seu salário... ah, vai ver se tô lá na esquina!

    ResponderExcluir
  2. Karine, nem me fale, já ouvi tanto essa frase também...

    ResponderExcluir

abriram a concha: