segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Oxóssi

 Ano passado fiz um colar com contas verdes, prá combinar com a roupa amarela e ficar fashion prá torcer pelo Brasil na Copa. Minha vizinha me falou: "olha só, você está com um oxóssi no pescoço". Achei superlegal, mas confesso que não tenho conhecimento algum da coisa.
Adotei ser "filha de Oxóssi" só por isso, adoro o verde, mas nunca pesquisei in loco se de fato meu orixá é este. Mas, hoje, à toa, consultei Dr. Google, e a enciclopédia Wiki me deu essas informações:

"As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir a noite, como os caçadores. São faladores, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, como que lançando uma flecha e acertando o alvo. Sabem dominar mas quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fieis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos."

Sei lá, tem um tanto de mim aí que me identifiquei.

"Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica."

Prá lembrar, a dona aqui é uma enfermeira, escorpiana, metida a ler demais, cantar demais, aprender demais e por aí vai...

Quem disser que é coincidência vai bater de frente comigo...

Boa noite, genteeee!!






4 comentários:

  1. Já me falaram que eu era filha de Iansã, mas nunca levei a sério porque, como você, também não entendo nada da religião. E quem me disse foi uma mãe de santo, mãe de uma amiga da minha mãe. Ah, e sobre o post anterior... adoro família em casa!!! É muito bom, mesmo!!! Quando estamos todos reuinidos é uma verdadeira farra. Beijos, Lô.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Neguinha! Eu acabei adotando Oxóssi por pura simpatia mesmo, mas sou leiga de tudo. A questão da família é que são todos de fora, então quando junta, é só festa.
    Como você está, minha linda?

    ResponderExcluir
  3. Oxossi é a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de dançar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo... é vc???? e mais filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Exu, Oxossi sempre foi muito querido pela família, pelo seu temperamento calmo, compreensivo, amigo e respeitador... Ainda tem dúvida????!?!?!?! eu não!
    Oxalá te proteja sempre amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa...vou passar para uma amiga porque tbm é a cara dela e ela adora um santinho!

    ResponderExcluir

abriram a concha: