sábado, 19 de junho de 2010

Pipoca e guaraná de novo

Semana passada, voltando da feira de sábado com Filhote, ele parou numa banca de dvd piratão na calçada. Me azucrinou pedindo filme de desenho animado. Eu não costumo nem gosto de comprar produtos piratas,, mas enfim... Ele escolheu os desenhos dele - "O Segredo dos Animais", "A Família do Futuro" e "Dragonball Z". Como a 'promoção' eram 4 dvd's por dezreal, escolhi o "Avatar" prá mim, já que tinha perdido a exibição no cinema.
Foi o primeiro que assisitmos. Amei. Assim, amei mas não amei mas amei mesmo assim. Entenderam?
É lóóógicoooo que o filme é o máximo. Os efeitos especiais são in-crí-veis. Pena não ter visto em 3D no cinema. A história é bonita, gostei da questão dos Omaticaya viverem numa sintonia perfeita com a natureza, mensagem de save the planet, bacana. Logo de cara me emocionei com Jake acordando como seu avatar e correndo, sentindo a terra com os pés, depois de anos preso a uma cadeira de rodas. Me lembrei de meus pacientes. O que eles não dariam prá sentir aquilo de novo? Achei a cena que o Jake a a Netiry (escreve assim mesmo?) se "unem na floresta perante Eywa" linda, delicada. Me emocionei no final, queria ver de novo depois que acabou. E vi! Hahahahaha!!!
Mas tipo assim... Filme de alta tecnologia, mesmo não sendo como "Avatar", é só o que a gente vê agora, né? Prá todo lado, só megaefeitos especiais. Legal demais, amo essa evolução. Mas  assim... É só isso, né? E a história, super atual numa época em que a gente anda destruindo nossa casinha humilde chamada Terra. Mas o formatinho Hollywood tava lá: o super herói bonitão superando as dificuldades (sempre ajudado pela cientista genial e o assistente nerd dela), o vilão fortão que executa as maldades do mentor fraquinho (Giovanni Ribisi, que curto muito), a paixão à primeira vista da mocinha, o indefectível final feliz...
Eu não sou crítica de cinema, não entendo nada de cinema, só de assistir o filme. E afirmo que foi o melhor filme que assisti em muito tempo. Me fez me imaginar dentro do filme, me fez querer ter um avatar prá chamar de meu. Mas que é enformadinho, isso é.

*****

Daí hoje chegue do plantão e resolvi paparicar o filhote e assisti com ele "A Família do Futuro". Animação, amo animação, gente! A história do menino abandonado na porta de um orfanato numa noite chuvosa que cresce querendo ser cientista, chamuscando os coleguinhas na feira de ciências da escola, tentando achar um jeito de voltar ao passado prá conhecer a mãe, até que ele é trazido ao futuro e conhece aquela que mais tarde ele descobriria ser a sua família. Muito delicado. Muito emocionante. Prá completar, eu, em época de TPM, escuto meu fornecedor fiel de pérolas, Filhote, falar: "Mãe, você não vai me abandonar, né? Porque você me quer de verdade, né? E eu nem sou mais bebê, né?"
Pronto, uma mãe chorando na frente da tv. Ai-ai, e tome guaraná...

4 comentários:

  1. Que delícia de sábado, hein, Lô? Muito bom...

    Olha, sabe que eu nunca vi esse tal de Avatar? Avatar, Harry Potter, O Senhor dos Anéis näo fazem parte da minha listinha. E näo bato a passarinha por eles... sei lá... essa coisa de filme hollywodiano, de efeitos especiais, de óculos de 3D, de gente voando, tudo isso me dá uma preguiça, menina... pode ser a história mais bonita do mundo, mas prefiro outros tipos de filme, sabe? Gosto de filmes mais reais, menos hollywoodiano, me entende? Filmes que você sabe que podem passar contigo, em que você se vê neles porque é uma história normal, com pessoas normais... sem efeitos e sem histórias mirabolantes tipicamente norte-americanas. Ihhh, sou chata com isso...

    ResponderExcluir
  2. Ai, seu filhote é mesmo um fofo! :)

    ResponderExcluir
  3. Karine, o sábado foi gostoso mesmo. Eu gosto de filmes que exibam alta tecnologia, mas tá cansando, sabe? Tô com saudades das animações de massinha, estilo stop motion!

    Miloca, meu anjo, ainda levo Filhote prá bagunçar no seu cafofo!

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu assisti o Avatar com uma baita expectativa em virtude da tecnologia 3D. Do ponto de vista "tech" o filme é indiscutível, é um marco como foi o Matrix. Agora do ponto de vista roteiro, é muito pobre. Sem falar q se vc assistir Pocahontas verá que se trata da mesma estrutura narrativa...

    ResponderExcluir

abriram a concha: